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Retrospectiva XXIV Congresso de Servidores e Vereadores de Câmaras Municipais do Paraná realizado de 18 a 20 de outubro de 2017, em Curitiba ? PR, no Hotel Nacional Inn.

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Os trabalhos do Congresso promovido pela ASCAM/PR se iniciaram no dia 18 de outubro, com as inscrições pela parte da manhã, e, a partir das 14h30m, sob a presidência de Magali Antunes, a Abertura dos trabalhos contou com a visita do Dep. Estadual Guto Silva, Vice-Presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Paraná, e também contou com a presença do Vereador Serginho do Posto – Presidente, e do Vereador Dr Wolmir Aguiar – Corregedor, ambos da Câmara Municipal de Curitiba. Às 15 horas, iniciou-se a programação com a palestra Excelência no Serviço Público, ministrado pela coach Bernadete Lauter  (www.facebook.com/institutobernadetelauter/), que abordou a Excelência na Gestão Pública segundo a Constituição Federal e de três visões diferentes, a do usuário do serviço público, a do servidor e a do governo, com dados sobre a utilização dos recursos, impostos, e comparações sobre serviços públicos de qualidade. Levantou o debate sobre a realidade das câmaras dos servidores presentes no congresso a partir dessa discussão demonstrou as maiores dificuldades na hora de melhorar a gestão e como podem ser feitas essas mudanças.  
Na manhã do dia 19, a palestra Comunicação Digital e o Legislativo: Abordagens – Ferramentas – Cases – Legislação, foi conduzida por Meire Leine Colauto de Oliveira, Sócia da Vale Soluções em Gestão (www.valesolucoesemgestao.com.br), que iniciou abordando o que é a comunicação digital e seus objetivos, explanou sobre a legislação da comunicação no setor público e a lei da transparência e do acesso a informações. Para concluir pontuou as informações mínimas que a câmara deve divulgar para a comunidade e quais ferramentas podem ser utilizadas demonstrando cada uma com cases de câmaras do Paraná.
Na continuidade do dia 19, pela tarde, com a palestra sobre Gestão Escolar, pelo Vereador da Câmara Municipal de Curitiba, Silberto Cardoso, (www.cmc.pr.gov.br) conversou com os presentes a partir da experiência de sua gestão. Compartilhou os avanços e os desafios para as melhorias das estâncias colegiadas, exemplificando com cases como otimizar a utilização dos recursos destinados à educação, com transparência e envolvendo a comunidade nas decisões tomadas. Na sequência, tivemos a palestra Câmara Sem Papel – Trâmite Eletrônico nos Legislativos Municipais, apresentado pelo Dr. Luiz Carlos Zancanella, Diretor-Presidente da SAFEWEB Segurança da Informação (www.safeweb.com.br) , vindo de Porto Alegre/RS, que explicou a importância de adaptar os processos da câmara para a redução de uso do papel, o que é o DOC-e, o ciclo de vida digital e a validade jurídica desses processos e como pode ser implantado esses processos seguindo as Leis regulamentadoras.
No dia 20/10 pela manhã o espaço recebeu o economista Cid Cordeiro Silva que discutiu sobre o tema Terceirização e PDV no Serviço Público – Vantagens e Desvantagens, quem pode e não pode aderir o programa, como funciona as indenizações, explicou também quem tem direito de requerer a jornada de trabalho reduzida e a licença incentivada sem remuneração. Em seguida, a Advogada Vivianéli A. Prestes, da CGF do TCE/PR ( www1.tce.pr.gov.br)  tratou do tema A Responsabilidade dos Tribunais de Contas na Fiscalização dos Atos dos Agentes Públicos, explicando como a prestação de contas das Câmaras Municipais devem ser feitas e como o TCE/PR fiscaliza esse processo, como fiscalizar o executivo, os agentes públicos, além de esclarecer como se dá a análise da concessão de diárias.
O encerramento das atividades foi no dia 20/10. Os trabalhos foram coordenados pelo Presidente do Conselho Fiscal, Relindo Schlegel, e, dirigidos pela Presidente Magali Antunes.
O evento transcorreu na maior harmonia e contou com a participação de servidores e vereadores de câmaras municipais de várias regiões do Paraná.